sexta-feira, 5 de abril de 2013

Lubrificante - BMW


Após rodar 12600 km e cerca de 300 km antes do limite para troca informado pelo computador de bordo, o carro foi levado para primeira revisão.

Segundo a NF, o óleo utilizado na troca foi:


E foi informado verbalmente a utilização do óleo Motul 6100.

Segundo o site da Motul, o óleo 6100 5W30 disponível é o seguinte:


Que atende especificação ACEA A5/B5.

Porém, conforme o manual do proprietário na página 115 informa:


Não há nenhuma indicação explicita sobre a utilização de óleo A5/B5. Mas é importante notar que só se deve utilizar especificações alternativas quando não houver disponível óleo conforme as normas da BMW. Como exemplo existe no Brasil lubrificantes Shell Helix Ultra

            E o manual da ACEA explica:


Fonte: http://www.acea.be/images/uploads/files/20090105_081211_ACEA_Oil_Sequences_Final.pdf

            Conforme sublinhado em vermelho, o óleo A5/B5 deve ser utilizado com critério, pois se é aplicado a um motor que não é preparado trabalhar com este óleo, haverá danos ao motor. E não existe informação explicita no manual que permita a utilização.

O próprio site da Motul explica o que significa baixo HTHS:


Os óleo ACEA A5/B5 são considerado economizadores de energia e de baixa proteção.

A BP/Castrol que informa o óleo LL-01 FE é algo similar ao ACEA A5/B5:


Ainda que não haja danos imediatos, eu não me sinto confortável por usar um óleo de baixa proteção, que não é aprovado pela BMW e nem recomendado no manual do proprietário.

Atenciosamente,
Eduardo de Almeida Cabral
São Paulo, 11 de Janeiro de 2013.








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